Ary Pimentel

Currículo Lattes Membro Efetivo
Licenciado em Letras Português-Espanhol pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestrado (1995) e Doutorado (2001) em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado pelo PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016).

No mesmo ano, concluiu estágio de Pós-Doutorado no PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) da Faculdade de Letras – UFRJ com a projeto “Vozes proibidas nas margens da cidade: performance, circuito e figurações dos infames no Funk Proibido”, sob a supervisão da Profa. Dra. Heloisa Toller. Em 2017, concluiu estágio de Pós-Doutorado na Facultad de Filosofía y Letras de La Universidad de Buenos Aires (FFyL-UBA) com o projeto “Funk Proibido e cumbia villera como máquinas expressivas dos subalternos: Juventude, território e identidade nas dicções da periferia”, sob a supervisão da Profa. Dra. Alicia Martín.

Desde 1999 é professor de Literaturas Hispano-Americanas da Faculdade de Letras da UFRJ. Tem experiência na área de Letras (ensino e pesquisa de Literatura) e em projetos de extensão (diálogos da academia com os espaços populares). Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa: IMAGENS DO MUNDO DO OUTRO: o discurso europeu sobre a América Hispânica.

Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa

I – Margens da Literatura e periferias da cidade: autorrepresentação do subalterno na literatura e na música de Buenos Aires e do Rio de Janeiro.

II – “Fronteiras do literário e o local da cultura na América Latina: território e subalternidade em debate”