Daniele Gallindo Gonçalves

Currículo Lattes Membro Efetivo

Possui graduação em Letras Bacharelado em Português-Alemão (2002) e Mestrado em História Comparada (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora (com bolsa DAAD) em Ältere Deutsche Literatur pela Otto-Friedrich-Universität Bamberg (2011) sob a orientação da Prof. Dr. Ingrid Bennewitz

Foi professora substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Faculdade de Letras, Departamento de Letras Anglo-Germânicas, Setor de Alemão (2005-2006) e professora contratada da Otto-Friedrich-Universität Bamberg (2009-2010). Atua, como Professora Adjunta, no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e no Programa de Pós-Gradução em História (PPGH) da Universidade Federal de Pelotas.

Tem experiência na área de Letras e História Comparada, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e História, Literatura em Médio-Alto-Alemão, Recepção do Medieval, Estudos de Gênero, Masculinidades e Queer, Ritual e Corpo e Estudos de Intermidialidade.

Currículo Lattes

Projeto de pesquisa
I – Construções discursivas acerca da mortificação da carne nas obras de Hartmann von Aue e Wolfram von Eschenbach à luz da categoria de análise corpo e suas implicações dentro de um processo ritualizado.

II – A construção da masculinidade de São Jorge: um estudo comparado de textos em alemão dos séculos XIII ao XV.

III – Releituras do medievo: A recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI.

IV – Projekt Mittelalter