Gerson Roberto Neumann

Professor Associado de Literatura e Língua Alemã na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Licenciatura Letras Português-Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (1995), Mestrado em Ciência da Literatura (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Ciências da Literatura pela Freie Universität Berlin – FU-Berlin (2004) com bolsa DAAD. Pós-Doutorado na Alexander von Humboldt na Universität Potsdam (com bolsa Capes).

Atuou como professor substituto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como professor Adjunto de Literatura e Língua Alemã na Faculdade de Letras da PUC-RS e ministrou cursos de extensão de Língua Alemã na UFPel, em Pelotas e na UFGRS, em Porto Alegre. Professor Adjunto de Literatura e Língua Alemã na UFPel (2009-2010).

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Alemãs, Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Estudos Culturais. É editor, juntamente com Michael Korfmann, da Revista Contingentia – do Setor de Alemão da UFRGS. Atua em pesquisas, principalmente nos seguintes temas: Literatura alemã, Literatura em língua alemã no Brasil, história da imigração alemã no Brasil, história da imigração alemã para o Brasil, ensino da língua e literatura alemãs no Brasil, identidade cultural e nacional e estudos culturais, prática do Hunsrückisch no Brasil. Ocupa a cadeira de número 21 do Instituto Histórico de São Leopoldo.

Participa do projeto binacional Atlas Lingüístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata: Hunsrückisch (ALMA-H) coordenado por Cléo V. Altenhofen em parceria com Harald Thun (Univ. Kiel, Alemanha). Também participa do projeto ESCRITHU – um sub-projeto do ALMA-H que visa a propor regras para registro escrito da variedade lingüística Hunsrückisch. Além disso, faz parte do Grupo de pesquisa RELLIBRA (Relações Lingüísticas e Literárias Brasil-Alemanha), coordenado pela Profa. Dra. Celeste Ribeiro de Sousa, FFLCH-USP e do Grupo de Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História, liderado pelo Prof. Dr. Aulus Mandagará Martins, na UFPel. É pesquisador-fundador do CDEA – Centro de Estudos Europeus e Alemães.

Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa

I – Yoko Tawada – autora japonesa na literatura alemã. A literatura exofônica e sem morada fixa. Tendências das novas literaturas do mundo

II – Uma literatura entre mundos, contudo sem espaço definido. O caso da literatura em língua alemã no Brasil

III – Os alemães e seus descendentes na literatura brasileira – sua representação em novos autores e a formação de um acervo

Orientações em andamento

Doutorado

Carla Luciane Blôs Schöninger

Fidelainy Sousa Silva

Luciane da Silva Alves

Monique Cunha de Araújo

Mestrado

Cintea Richter

Cláudia Fernanda Pavan

Marianna Ilgenfritz Daudt

Miriam Inês Wecker

Iniciação Científica

João Vitor Berg