José Alexandrino de Souza Filho

Possui Bacharelado em Português-Francês pela Universidade Federal da Bahia (1987). Mestrado em Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo (1993), Doutorado em Literatura Francesa pela Universidade Michel de Montaigne (Bordeaux 3) (2003) e Pós-doutorado pela Universidade de Rouen (2013).

É criador e curador do Projeto “Livraria” de Montaigne (réplica da torre e da biblioteca do escritor francês), co-patrocinado pela Embaixada da França no Brasil (1999) e pelo CNPq (2006).
 
É autor do livro Projeto “Livraria” de Montaigne – Um passeio ao universo do escritor francês Michel de Montaigne (2007), apresentador e organizador de Montaigne e seu Tempo (2012), livro que reúne ensaios de 14 professores-pesquisadores brasileiros e franceses, participantes do colóquio homônimo (do qual foi o coordenador) realizado em novembro de 2009 na Universidade Federal da Paraíba.

É professor de Língua e Literatura francesa da Universidade Federal da Paraíba (desde 1993). Atualmente, desenvolve pesquisas sobre Montaigne e o mito do Bom Selvagem, e a presença francesa no Nordeste brasileiro no século XVI . É membro do Comitê Diretor da Aliança Francesa (desde 2008).

Currículo Lattes

Projeto de pesquisa

I – “Montaigne e seu tempo”.