Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. Doutora em Germanistk/Ältere Deutsche Literatur (Germanística/Literatura Alemã Antiga) pela Otto-Friedrich-Universität Bamberg (2011) sob a orientação da Prof. Dr. Ingrid Bennewitz (com bolsa DAAD). Possui mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e graduação em Letras Português-Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi professora substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Faculdade de Letras, Departamento de Letras Anglo-Germânicas, Setor de Alemão (2005-2006) e professora contratada da Otto-Friedrich-Universität Bamberg (2009-2010). Coordena o Polo Interdisciplinar de Estudos do Medievo e da Antiguidade (POIEMA) e é membro do Zentrum für Mittelalterstudien (Zemas) da Otto-Friedrich-Universität Bamberg. Atua no Programa de Pós-Gradução em História (PPGH) da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Letras (Literaturas de Língua Alemã) e História Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e História, Literatura em Médio-Alto-Alemão, Recepção da Idade Média, Estudos de Gênero, Masculinidades e Queer, Ritual e Corpo e Estudos de Intermidialidade.
Projetos de pesquisa:
Imagens: entre iconografia, cultura visual e intermidialidade
Objetivo: Nas suas interfaces com problemáticas concernentes a identidades e fronteiras, esta linha tem como diretriz básica estudos transdisciplinares, derivados dos estudos sobre a cultura, em diferentes períodos históricos e espaços geográficos, que tem como base a cultura visual e textual. A abertura para novos saberes colocou o historiador em meio a uma zona de fronteira epistemológica entre, de um lado, a História, e, de outro, a literatura, a música e outras manifestações culturais e expressões imagéticas ou audiovisuais. Os principais eixos temáticos são Música, Literatura e Artes Visuais, investigados com um amplo leque de abordagens como: produção/recepção/difusão de produtos artísticos e suas relações de sociabilidade; práticas artísticas urbanas; práticas e ritos consagratórios da imagem; representações literárias, musicais e visuais; patrimônio e cultura material; cultura visual; estudos de iconologia e musicologia, estudos de intermidialidade. Todos estes campos colocam, portanto, problemas teóricos e metodológicos específicos, que abordados numa perspectiva transdisciplinar possibilitam um novo olhar sobre uma diversidade de fontes..
Releituras do medievo: A recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI
Descrição: O presente projeto tem como objetivo discutir e analisar a recepção do medieval em textos literários e não literários, filmes, música e demais artes nos séculos XIX à XXI à luz das teorias de intermidialidade, lançando mão do comparativismo e da análise do discurso.
Orientações em andamento
Doutorado
Léo Araújo Lacerda
Vitor Borges da Cunha
Maria Clara Lysakowski Hallal
Mauricio da Cunha Albuquerque
Marcia Tavares Chico
Mestrado
Adrienne Peixoto Cardoso
Luciana de Ávila Freitas
Daniel Soares Reyes
Luciana Mecking Arantes
Bárbara Denise Xavier da Costa
Iniciação científica
Francine Sedrez Bunde