Luiz Manoel da Silva Oliveira

ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL na Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG, de 15/02/2016 a 14/02/2017; DOUTOR em LETRAS (Ciência da Literatura/Literatura Comparada) pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ago/2007); MESTRE em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003); ESPECIALISTA em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003); LICENCIADO em Letras (Inglês e Literaturas de Língua Inglesa – UERJ/1983); LICENCIADO em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa – UERJ/1986). Atualmente é Professor ASSOCIADO I no DELAC – Departamento de Letras, Artes e Cultura, da UFSJ – Universidade Federal de São João Del-Rei, desde 29/01/2009, e membro permanente do corpo docente do PROMEL – Programa de Mestrado em Letras da UFSJ, desde 01/04/2013. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa e na Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: questões de gênero, raça e etnia; feminismo(s); comparativismo; pós-colonialismo; estratégias narrativas pós-modernas; escrita feminina; diásporas; intertextualidade e interdisciplinaridade, nas literaturas em língua inglesa e em vieses comparatistas.

Projetos de pesquisa

Gênero(s), Identidades, Vozes e Escritas Femininas: interseções culturais, teóricas, literárias e estéticas da contemporaneidade – FASE II
Descrição: Trata-se o presente projeto do desdobramento do projeto inicial de credenciamento, de mesmo nome, agora em sua Fase II, de requisito parcial para o credenciamento na Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, no PROMEL – Programa de Mestrado em Letras da UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei. Tendo em vista o não esgotamento do que fora elencado nos objetivos principais na Fase I do projeto inicial, estou dando sequência à realização dos mesmos, a saber: investigar como as interfaces entre as possibilidades interpretativas oferecidas pelo pós-modernismo, pelas teorias feministas, pelos Estudos Culturais e pelas teorias pós-coloniais são efetivas para se analisarem as tendências da escrita ficcional feminina contemporânea e a representação estético-literária da opressão patriarcal, do silenciamento e de indícios de empoderamento das mulheres; avaliar o revisionismo crítico de obras literárias passadas escritas por mulheres ou sobre elas; analisar a efetividade da contribuição das questões de gênero, identidade, sexualidade,raça, etnia, religião, políticas e históricas, para a representação dos processos de subjetificação e empoderamento feminino na escrita ficcional produzida por mulheres, ou acerca das mesmas, e das questões a elas pertinentes, preferencialmente nas literaturas de língua inglesa, em versão original ou traduzida para português.

A Imagem da Escritora e a Construção das Identidades Femininas Anglófonas na Literatura Canadense da Década de 1970: uma análise de obras de Alice Munro, Margaret Atwood e Margaret Laurence
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa para o estágio pós-doutoral no Pos-Lit – Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG, sob supervisão da Profa. Dra. Sandra Regina Goulart Almeida. O objetivo principal do referido projeto é pesquisar os momentos cruciais da década de 1970 na literatura canadense anglófona em que a escrita feminina passou a ter mais autonomia e firmou-se de uma forma mais empoderada, frente a uma sociedade pós-colonial complexa e patriarcal, como a canadense, com todas as suas fragmentações (linguística, cultural, religiosa e identitária).

Projeto de extensão

LABLETRAS – Laboratório de Formação Permanente em Letras: ações coletivas, docência e ensino
Descrição: O Laboratório de Formação Permanente em Letras: ações coletivas, docência e ensino (LABLETRAS), criado em 2020, tem como objetivo integrar ensino, pesquisa e extensão, e trata-se de um espaço dedicado ao desenvolvimento de ações de educação permanente com a finalidade de promover formação inicial e continuada de professores da área de Letras que atuam e atuarão na Educação Básica e na Educação Superior. As atividades desenvolvidas pelo LABLETRAS têm por finalidade: (i) a articulação do conhecimento científico (saber acadêmico) com as atividades de formação; (ii) apoio à pesquisa; (iii) desenvolvimento de novas tecnologias; e (iv) ações de educação permanente na área de Letras. O foco das ações extensionistas do LABLETRAS considera as ações coletivas que ultrapassam os espaços institucionais e são orientadas para o estabelecimento da educação como o principal instrumento de transformação social e de desenvolvimento. Assim, assume-se uma perspectiva de formação voltada para o desenvolvimento profissional e acadêmico de professores da área de Letras. O projeto é cadastrado (6221) na SR3/DEPEXT/UERJ.

Orientações em andamento

Mestrado

Nathiery Sandim Guimarães

Gabriela Alves Ferreira de Oliveira

Carlos Henrique Serpa do Carmo

Natália Pereira Martins

Lígia Aldler Silva

Leonardo Júnio Sobrinho Rosa

Aline Reis Serpa