Luiz Barros Montez

Currículo Lattes Coordenador
Professor Titular da Faculdade de Letras da UFRJ, atualmente aposentado. Possui Graduação em Português-Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestrado em Língua e Literatura Alemã pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela FFLCH / Universidade de São Paulo (1999). Estágio de Pós-Doutorado em Viena, Áustria, entre 2009-2010. Tradutor, tem experiência na área de Análise de Discurso, com ênfase na Língua e nas Culturas de Língua Alemã, particularmente em sua interseção com a História. Atua principalmente nos seguintes temas: Relatos de viajantes europeus ao Brasil nos séculos XVIII e XIX; Literatura Alemã de meados do século XVIII ao Romantismo; Herder, Humboldt e a filosofia da história; Georg Lukács e o Marxismo; História no Brasil no século XIX. É membro efetivo do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ (PIPGLA).

Currículo Lattes

Projeto de Pesquisa: Entre a ciência e o poder. Levantamento e análise discursiva de impressos, ofícios públicos e testemunhos sobre a expedição científica austro-bávara no Brasil (1817-1835) no acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro à luz das relações políticas entre Brasil e Áustria durante seu transcurso (FBN-PNAP/2021).

Orientações em andamento. Doutorandas no PIPGLA:

Ana Lúcia da Silva Mattos

Jéssica Uhlig Amorim Vasconcelos de Araújo

Márcia Cristina de Oliveira Santos

 

Livros e ensaios recentes 

Relatos de viajantes alemães no Brasil Oitocentista como objeto de pesquisa interdisciplinar. Tese para Promoção ao cargo de Professor Titular defendida na Faculdade de Letras da UFRJ em agosto de 2019.