Seminário Permanente de Estudos Latino-americanos

Coordenadores: Víctor Manuel Ramos Lemus e Luiz Barros Montez (UFRJ/FL)

O Brasil compartilha, com o resto da América Latina, história, cultura, tradições e processos históricos afins.

Nesse sentido, a Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FL/UFRJ), através dos seus cursos, contempla uma integração linguística, literária e cultural com os países da região.

A partir de uma perspectiva complexa e abrangente, multi, inter e transdisciplinar, que inclua língua, literatura, cultura e história latino-americanas, o seminário pretende abordar diversas temáticas de interesse aos graduandos dos diversos cursos oferecidos na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Propõe-se como Seminário Permanente, pois se constitui como um espaço acadêmico na FL da UFRJ que não se encerra em um único evento singular, ou em um conjunto de eventos com duração determinada. Trata-se antes de uma iniciativa que tem como objetivo fundamental o fomento contínuo e permanente de eventos acadêmicos sobre as referidas temáticas, contribuindo desse modo para a criação, consolidação e aprofundamento de reflexões que apoiem a integração cultural do nosso país com o resto do continente.

Desta forma, o seminário pretende se constituir como um espaço de permanente reflexão sobre diversos aspectos políticos, históricos e culturais que configuram a relação do Brasil com os demais países hispânicos. Com isso, o seminário contribuirá concretamente com os estudos de graduação dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Letras nas suas mais diversas modalidades (com ênfase no curso de Letras Português-Espanhol), bem como de cursos afins de outras unidades.

Para isso, o presente Seminário se propõe, entre outras, as seguintes temáticas:

• História, historiografia e construção do conhecimento histórico da América Latina.

• Estado e sociedade: instituições, processos políticos e movimentos sociais na América Latina.

• Cultura, processos identitários e artísticos na América Latina.

• Literatura e crítica literária na América Latina.

• Filosofia, história das ideias e das ideologias na América Latina.

• Língua e cultura na América Latina.

• Formação e integração sociopolítica da América Latina.

Por sua natureza, necessariamente multi, inter e transdisciplinar, o Seminário busca articular e promover o diálogo entre áreas de estudo diversas, tais como:

• Ensino de línguas

• Língua e cultura na América Latina

• Literatura e crítica literária na América Latina

• A arte na América Latina

• Cultura e identidade

• História e historiografia

• Filosofia e pensamento latino-americano

• História das ideias e das ideologias na América Latina

• Processos políticos e movimentos sociais na América Latina

Com a criação do Seminário Permanente de Estudos Latino-Americanos pretende-se:

• Complementar a formação dos graduandos de Bacharelado e Licenciatura nos diversos cursos oferecidos pela Faculdade de letras da UFRJ;

• Possibilitar que os alunos adquiram e/ou ampliem a consciência do caráter social e político de sua formação, uma consciência que ultrapasse e qualifique os aspectos meramente técnicos dessa formação;

• Formar profissionais da área da educação que sejam capazes de incorporar a sua prática docente uma reflexão teórico-crítica sobre os impactos da atividade docente no Brasil.

Assim, o Seminário Permanente de Estudos Latino-Americanos tem como fundamento a reivindicação e o fortalecimento da Universidade enquanto espaço público. Sendo assim, opõe-se às práticas acadêmicas e administrativas que a concebam como uma instituição meramente profissionalizante, e, portanto, empenha-se no sentido de torná-la um espaço que dialoga estreitamente com as camadas sociais e as cidades alcançadas por suas ações. Ao enfatizar o alcance social do que se discute dentro do seu espaço, o Seminário reivindica a Universidade como instituição fundamental nos processos de transformação progressista da sociedade brasileira. Entre outros aspectos, os proponentes do Seminário entendem que a consolidação de uma formação intelectual e pedagógica do aluno de Letras deve ser forjada com base na sua reflexão sobre os problemas reais das populações social e culturalmente desassistidas, no contexto social e cultural latino-americano, e na observação e equacionamento das necessidades reais dessa população, sob a ótica das diversas áreas acadêmicas anteriormente mencionadas.

Ao proporem a criação do Seminário Permanente de Estudos Latino-Americanos, os professores Víctor Lemus e Luiz Barros Montez, seus idealizadores, manifestam claramente seu compromisso concreto com a construção de uma Faculdade de Letras que constitua suas práticas acadêmicas com base no princípio da unidade indissolúvel e necessária entre ensino, pesquisa e extensão.

Toda programação a ser desenvolvida pelos coordenadores do Seminário terá como objetivo pensar concretamente como a constatação mencionada anteriormente – isto é, referente à formação intelectual e pedagógica do aluno de Letras e seu envolvimento com a realidade concreta dos povos latino-americanos – se traduz nos marcos das atividades didáticas e administrativo-acadêmicas possíveis voltadas para essa formação pedagógica. Como se pode depreender do que foi dito anteriormente, a constituição do Seminário tem como princípio fundamental a ideia de que a construção do conhecimento só é efetiva e socialmente útil quando questões concretas no campo em que nos propomos a atuar são tematizadas, e quando os conhecimentos teóricos disponíveis são articulados em metodologias capazes de enfrentá-las também concretamente. A interação dos discentes mobilizados pelo Seminário ora proposto com temáticas das populações latino-americanas, e particularmente os aspectos de suas lutas sociais, certamente resultará no desenvolvimento de uma consciência democrática e progressista na Faculdade e na UFRJ.

Por tudo isso, fica evidente que no Seminário permanente de estudos latino-americanos se pretende que o aluno ou os participantes complementem sua formação adquirida na sala de aula.

Fica então definido como o público da ação:

Alunos de graduação do curso de letras português espanhol assim como de outros oferecidos na faculdade de letras da UFRJ

Alunos de graduação de outros cursos oferecidos na Universidade Federal do Rio de janeiro

Alunos de outras universidades públicas e privadas dentro do estado do Rio de Janeiro

Alunos universitários de outros cursos oferecidos no país

Professores da rede pública e privada dentro do estado do Rio de Janeiro.

Inauguração do Seminário

O Seminário tem o prazer de anunciar sua inauguração com a oferta do curso

CLÁSSICOS DA IMAGINAÇÃO NA

AMÉRICA LATINA

Este curso tem por objetivo apresentar algumas obras e autores-chave para a discussão sobre a América Latina, sua condição colonial e de semiperiferia do capitalismo, assim como sua busca por uma identidade cultural, política, social e artística.

Com a participação de especialistas em cada um dos autores e obras propostas, o Seminário convida alunos, professores e público em geral, para este ciclo de palestras que deve acontecer, de maneira virtual, durante o primeiro semestre de 2024.

Programa

  1. Fray Bartolomé de Las Casas – Brevísima relación de la destrucción de las Indias (1552)
  2. Faustino Domingo Sarmiento – Civilización y barbarie. Vida de Juan Facundo Quiroga. Aspecto físico, costumbres y ámbitos de la República Argentina (1845)
  3. José Martí – Nuestra América (1891).
  4. José Enrique Rodó – Ariel (1900).
  5. Euclides da Cunha – Os sertões (1902).
  6. José Vasconcelos – La raza cósmica (1925).
  7. José Carlos Mariátegui – 7 Ensayos de Interpretación de la Realidad Peruana (1928).
  8. Sérgio Buarque de Holanda – Raízes do Brasil (1936).
  9. Octavio Paz – El laberinto de la soledad (1950).
  10. Eduardo Galeano – Las venas abiertas de América latina (1971).
  11. Ángel Rama – La ciudad letrada (1984).
  12. Silviano Santiago – O entre-lugar do discurso latino-americano (1971).
  13. Roberto Schwarz – As ideias fora do lugar (1973).
  14. Ángel Rama – Transculturación narrativa en América Latina (1982).